Cinco práticas de autocuidado que podemos incluir na nossa rotina; Confira

Autocuidado e saúde mental são assuntos que sempre estão em pauta durante o Setembro Amarelo, campanha de conscientização da população ao redor do tema do suicídio, prática geralmente associada a depressão.

Mas é importante entender que autocuidado e saúde mental são coisas diferentes e que precisam andar de mãos dadas, já que sem um, o outro não pode existir.

“É necessário manter o autocuidado para a preservação da nossa saúde mental. Quando um dos dois está com alguma dificuldade ou em um estado precário, ela interfere diretamente no outro”, explica a psicóloga Viviane Nunes, da Associação Dom Bosco.

Segundo a psicóloga que realiza atendimentos na associação para públicos em vulnerabilidade social, quando uma pessoa está em um estado depressivo, não tem vontade de cuidar de si mesma.

“Quando não mantemos o cuidado consigo mesmo, isso pode piorar bastante a nossa saúde mental e causar a depressão e a ansiedade”, explica. “Quando compreendemos a importância do autocuidado, passamos a prestar atenção na nossa saúde mental e a ter um cuidado maior sobre ela”.

A psicóloga também separou cinco práticas de autocuidado que podemos incluir na nossa rotina, confira:
1 – Praticar atividades físicas (caminhar, correr; musculação; yoga e pilates)
2 – Meditar; Ouvir músicas tranquilas e relaxantes; e/ou Fazer terapia;
3 – Aprender a dizer não e viver no aqui e agora;
4 – Pensar, escrever ou falar afirmações positivas em voz alta;
5 – Fazer técnicas de visualização e de respiração; Fazer acupuntura; e/ou receber uma massagem;

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Email

notícias recentes