Projeto Casa da Arte

O Projeto Casa da Arte nasceu com o objetivo de proporcionar o exercício da cidadania e da convivência comunitária por meio de oficinas de ballet, capoeira e dança do ventre.

Após o encerramento do projeto, a Associação Dom Bosco Paracompaixão tem mantido todas as atividades, com o mesmo quantitativo de alunos, por meio de recursos próprios. 

Durante o período de realização, de agosto de 2021 à julho de 2022, o projeto beneficiou diretamente 230 alunos que participaram das aulas divididas entre os três cursos. Além disso, foram realizadas 120 rodas de conversas temáticas e uma amostra artístico/cultural.

O objetivo do projeto Casa da Arte, que se mantêm vivo dentro da instituição é estimular o desenvolvimento cultural, educacional e psicossocial das pessoas atendidas, bem como, estimular a preservação e valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro, através de ações culturais que envolvam atividades de disseminação da arte e cultura como instrumento complementar de desenvolvimento humano.

Recursos garantidos através do Termo de Fomento 903896/2020, realizado entre o Ministério do Turismo por meio da Secretaria especial de Cultura e a Associação Dom Bosco. Recursos destinados pelo deputado Barcelar (PODEMOS) através de emenda parlamentar.

Ballet

Esta oficina busca proporcionar o exercício da cidadania e da convivência comunitária por meio de aulas de ballet, de modo a estimular o desenvolvimento cultural, educacional e psicossocial de 90 crianças e adolescentes, bem como, utilizar a arte e a cultura como instrumento complementar de desenvolvimento humano.

Capoeira

Esta oficina busca proporcionar o exercício da cidadania e da convivência comunitária por meio de aulas de capoeira, de modo a estimular o desenvolvimento cultural, educacional e
psicossocial de 95 crianças e adolescentes, bem como, utilizar a arte e a cultura como instrumento complementar de desenvolvimento humano.

Dança do Ventre

Esta oficina busca proporcionar o exercício da cidadania e da convivência comunitária por meio de aulas de dança do ventre, de modo a estimular o desenvolvimento cultural,
educacional e psicossocial de 45 mulheres, bem como, utilizar a arte e a cultura como instrumento complementar de desenvolvimento humano.